Mensagens Secretas

 

Brincando de Espionagem!

 

Vocês sabiam que um dos recursos usados pelos verdadeiros espiões é o envio de mensagens secretas escritas em códigos?  É verdade, são as famosas mensagens secretas. Um passatempo favorito da Alzira!

 

Vamos conhecer um pouqinho deste mundo dos códigos secretos:

 

Código:  Um conjunto de símbolos com significado especial usado para comunicar mensagens secretas.

 

Código cifrado ou encriptado: Um tipo de código onde algumas letras do alfabeto foram trocadas propositalmente para confundir o inimigo.

 

Codificar ou encriptar:  Escrever uma mensagem usando um código cifrado.

 

Decodificar ou decifrar:  “Traduzir”  uma mensagem usando um código que você já conhece ou, com a ajuda de uma tabela de conversão. 

 

Desvendar ou quebrar o código:  Descobrir o segredo do código!  É, conseguir entender uma mensagem secreta onde não se conhece o código.  Este processo é normalmente feito por tentativa e erro. Ou seja , na base do “chute”,  da adivinhação e da dedução. Você vai tentando letra por letra até que em algum momento, a mensagem faz sentido e o código é então desvendado. Foi assim que a linguagem do Egito antigo, os Hieroglifos, foi desvendada.

 

Criptografia: O processo de codificar e decifrar mensagens usando um código secreto.

 

Agora, vamos botar a cabeça para funcionar e pensar no processo usado para desvendar  um código, no caso elaborado para o português.  Vamos pensar um pouco mais sobre a nossa língua:                                       

 

 

1)      A primeira coisa que devemos lembrar, é de que normalmente não se leva em conta a acentuação.   Em códigos secretos normalmente não se usam acentos ou cedilhas, ok?

2)    Qual a letra que você acha que é a mais usada no nosso alfabeto?  É a letra – E !!!!

3)    Quais são algumas palavras bem comuns que usam apenas  uma letra em português? O, A, E  e É

4)    E as palavras de duas letras?  Essas existem muitas, mas as mais comuns são: EU, TU, DE, DO e DA

5)    A palavra mais comum de três letras é: QUE

6)    A letra Q vem sempre seguida da letra U !

7)   A letra H, quando está no  meio de uma palavra costuma vir depois da letra N ou da letra L ou da letra C, não é mesmo?

 

Pensando nisto tudo , a Alzira Zulmira, resolveu inventar um código secreto e com ele escreveu a letra de uma cantiga da qual gosta muito para a Carminha. Encriptada, é claro!   A Carminha conseguiu desvendar o código e acertou a cantiga! Você quer tentar?

 

Clique aqui para ver a mensagem secreta da Alzira.

Clique aqui para aprender com a Alzira como se faz uma boa charada, que é uma outra forma bem antiga de se enviar mensagens secretas!

Mais Cartas  Alzirez         Histórias      Principal

Assine o meu livro de visitas