Arca de Noé e outros bichos

Rio de Janeiro, um dia de achar parassarinho azul em dois mil e poucos.

Carminha,

Até que enfim você resolveu me responder, eu ja estava ficando uma "onça" com você!  Andava preocupada com as suas aulas de "Brasileiro" achando que era bem capaz que você estivesse chamando "urubu de meu louro", ou seja, confundindo tudo!

Você me perguntou sobre a Floresta Amazônica, se lá havia leão. Deixa eu dizer que o único "leão" que há no Brasil é o imposto de renda que "morde" o meu pai todo ano. E por falar em bichos, deixa eu te contar sobre a fauna que mora na língua portuguesa. Aconchegue-se  e fique bem a vontade porque esta carta vai ser uma "Bíblia" ou seja, uma cartinha muito longa. Mas o assunto é o "bicho" (muito "legal", ou como dizem os Patrícios, "fixe").

Quando aquela sua vizinha burra começar a implicar com você, encha os pulmões e grite com vontade "sua anta", ou se preferir, diga ainda, "sua topeira" que é mais bonitinho do que dizer "mula" ou "besta", expressões que andam meio "demodé" aqui na Terrinha! Mas cuidado para não xinga-la de "galinha", porque se não vai dar o maior "bode" . Galinha no Brasil, quer dizer uma mulher "fácil". Já uma "gata" é uma mulher linda! E um "cabra da peste", é um sujeito macho! " Quando dizemos que fulano é "peixinho" de ciclano, queremos dizer que é um protegido, um favorito do tal ciclano.

Uma pessoa que faz o que os outros querem e não parece ter opinião própria é uma "Vaquinha de Presépio", fica lá só enfeitando. E você sabe que " onde a Vaca vai, o boi vai atrás!" . Continuando na família bovina....   uma "Vaca", é uma mulher gorda, mas veja que injusto, um "Touro" quer apenas dizer um rapaz fortão! Bem como um "bezerro" é apenas um menino bem crescido para a sua idade. Muuuuuu! Um "mão de vaca" é alguém muito avarento ("pão duro"). E vamos continuar aqui na nossa lição antes que "a vaca vá para o brejo", o que quer dizer disperdiçar o trabalho ja feito ou por tudo a perder. Haja o que houver, "nem que a vaca tussa", eu juro que não desisto de ensinar o brasileiro para você.

Há insetos também no "brasileiro"...

"Abelha" é um sujeito que não gosta de trabalhar... Dizemos que quando não esta "voando"por aí, esta fazendo cera!  O oposto deste sujeito é o "formiga".  Uma pessoa muito curiosa é um "abelhudo". Acertamos na "mosca", quando fazemos tudo direitinho. E "comemos mosca", quando perdemos uma oportunidade ou deixamos alguma coisa escapar. E quando estamos com problemas dizemos que estamos com "grilos" na cuca.  Ja um "bicho grilo" é um fazendeiro, uma pessoa que mora longe da cidade. "Traça" de livro, é alguém que gosta muito de ler. E quem não sabe para onde ir, ou esta confuso, dizemos que é uma "barata tonta".  Estar "largatixando" é estar à toa, de papo para o ar. Ser uma lesma é fazer tudo devagarzinho.

Vamos falar agora, um pouco de macaquisses...Eu sou a maior "macaca de auditório" do Caetano Veloso! Sou fã dele, e você?    "Mico de Circo" é alguém bem ensaiadinho que faz de tudo para agradar os outros.   Quando alguma coisa sai errado, dizemos que "deu mico".  E por fim, estar com a "macaca" é estar nervosa, ou atacadinha.

Carminha, acorda porque ainda não acabei....!

Alguém que é sempre do contra e que esta sempre contrariando é um "espírito de porco". Ja um falso amigo é um "amigo da onça". Uma "cobra" é um homem capaz, inteligente. E olha, outra vez a tal injustiça:  ja uma "jararaca ou uma cascavel" é uma mulher perigosa. Cuidado com ela que ela pode dar o bote quando você menos esperar!

"Pagar o pato" é quando sobra para gente uma coisa que os outros fizeram e nos atribuem a culpa.  Outro dia a Aninha xingou a Dona Neusa de "cão comendo manga" (uma mulher muito feia). Enfim, ela ouviu, pensou que fui eu, e eu acabei "pagando o pato". Mal sabe ela que se fosse eu, teria dito que ela era o "cão comendo mariola", que é mais feia ainda. A "amiga da onça", nem tentou explicar a situação. Mas deixa eu ficar de boca calada, "porque em boca fechada não entra mosca."

Dar "zebra" é acontecer o imprevisto.  Os Estados Unidos ganharem do Brasil no futebol seria a maior zebra! Mas "zebras" acontecem... que "grilo"!  Em compensação quando ganhamos a copa do mundo , "lavamos a égua" (nos realizamos)!

Beijos Alzirescos,

da Senhora Sabe-Tudo,

                                            

 

Mais Cartas  Alzirez         Histórias      Principal

Assine o meu livro de visitas 

Free Guestbook from Bravenet.com